Nossa história
matéria
- REVISTA VOLPI
2022
Produtos de qualidade com o preço mais justo possível, esse é o lema da Villi Sorvetes desde 1997, quando toda produção ainda era praticamente artesanal
O brasileiro toma, em média, cinco litros e meio de sorvete por ano. E nós piedadenses? Bom, ainda não temos essa estatística, mas o que temos é uma fábrica de sorvetes gostosos e de qualidade, a Sorvetes Villi. A ideia de criar a empresa surgiu em 1997 e completa 25 anos em setembro deste ano.
O sócio proprietário da empresa, Fausto Soluna (46), conta que tudo começou em 1992, quando começaram a fazer picolés para vender na padaria da irmã. Fausto tinha em mão apenas uma picoleteira que produzia 88 picolés a cada meia-hora. “Os picolés vendiam mais no final de semana. O pessoal vinha pegar 20, 30, até 50 palitos de uma vez”, relembra Fausto.
Mas o negócio realmente começou quando a irmã vendeu a padaria. A ideia de comercializar sorvetes permaneceu na memória de Wilson Soluna, pai de Fausto. “Observamos que Piedade não tinha distribuidor de sorvete. O mercado estava bem aberto e decidimos arriscar. Eu estava me aposentando e o Fausto estava terminando a faculdade. Disse pra ele que se ele topasse a ideia eu o ajudaria”, recorda.
Então a família começou a pesquisar e aprender sobre como funcionava a produção de sorvetes. Levaram uns cinco anos para ter uma noção. Após certo tempo a produção já se tornava insuficiente para a quantidade de clientes que buscavam os sorvetes Villi. Seu Wilson diz que a virada de chave foi o preço, “Fazíamos um produto com qualidade e procurávamos ter um preço bem acessível”.
Outros diferenciais da empresa foram os inúmeros cursos para melhorar a produção; A compra de máquinas melhores; O início das vendas na zona rural, que não possuía muitas opções de sorvetes; E também a disponibilização de freezers para os clientes. “Vendiam-se sorvetes para os comerciantes, mas não colocavam freezer. Então os comerciantes tinham que ajeitar um espaço entre as coisas deles e os sorvetes não ficavam visíveis para o público”, diz Fausto.
Em 2007, a empresa teve mais um divisor de águas: a compra da primeira câmara fria. A aquisição possibilitou que a Villi fechasse contrato com uma grande rede de lojas. Sendo assim, os sorvetes passaram a ser distribuídos por quatro anos para cidades como Campinas, Indaiatuba e Sorocaba.
Para Fausto, o sentimento que fica pelos 25 anos de trabalho é, “Gratidão por saber que nosso produto ainda continua tão bem aceito durante tanto tempo no mercado. E que venham mais 50 anos de Villi!”, diz.
Seu Wilson complementa a fala do filho, “Nós ficamos satisfeitos, porque parece que fizemos o dever de casa bem feito ao ver que a marca que foi criada tem uma certa expressão hoje no mercado. O nosso lema no começo era fazer um produto de qualidade com o preço mais justo possível e acho que conseguimos isso!”.
Atualmente a Villi produz uma variedade enorme de picolés e sorvetes de massa nos mais diversos sabores. Apenas na linha de picolés temos, por exemplo, os sabores abacaxi, leite condensado, açaí, chocolate, coco queimado, limão, uva e groselha. Isso sem contar os picolés recheados, os cones e as paletas mexicanas.
Já na linha dos sorvetes de massa temos os potes de 1,8L com sabores mais tradicionais, os potes Premium com sabores diferenciados e os potes menores. A Villi também conta em seu catálogo com sachês do tipo iogurte, geladinhos e sorvetes zero açúcar.
Para os interessados em tomar um ótimo sorvete, a fábrica da Villi fica localizada na Rua José Rolim de Góes, 392, Vila Olinda e funciona de segunda a sexta das 07h30 às 17h00. Aos sábados o atendimento é das 07h30 às 11h30. O número para contato é (15) 3244-1922 e o WhatsApp da empresa é (15) 99144-2999.